quarta-feira, 2 de maio de 2012

Memória Cache

Definição

A memória cache surgiu porque as memórias RAM não aguentavam tanto processamento de informação e por vees o processador tinha de ficar "à espera", então a memória cache ajuda bastante o desempenho colocando "à mão" isto é,  mais perto do processador a infromação que está a ser utilizada proporcionando assim um melhor desempenho sem precisar de estar sempre a ceder à memória RAM que é mais lenta do que a cache.



Tipos de memória cache

As memórias cache estão divididas em níveis.
Actualmente existem 3 nivéis e são chamados: L1, L2, L3
Cada nível distingue a relação Tamanho x Desempenho da memória, sendo os niveis mais altos, (ex: L3) mais rápidos e complexos.



Cache L1

Uma pequena memória estática presente dentro do processador. Nos processadores como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a colocar-se a L1 no próprio chip. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.

Cache L2

A Cache L1 possui tamanho reduzido e não apresenta uma solução ideal, por isso, foi desenvolvida a cache L2, que contém muito mais memória que a cache L1. Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal. Alguns processadores colocam esta cache fora do processador, por questões económicas, pois uma cache grande implica um custo grande, mas há excepções, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches L1 e L2 estão no mesmo cartucho que está o processador.

Cache L3

Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar a cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava a cache externa presente na motherboard como uma memória cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores actuais, com as suas áreas a chegar aos milhões de transístores por micrómetros ou nanómetros de área. Ela será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4 e assim adiante.

Componentes onde é Aplicada

A memória cache é principalmente aplicada em:
  • Processadores
  • Motherboards
  • Placas Gráficas
  • Discos Rígidos 

Sem comentários:

Enviar um comentário